Psicoterapia Online

APsicoterapia online é uma modalidade de atendimento com a prestação de serviços psicológicos realizados por meio de tecnologias da informação e da comunicação. A Psicoterapia online é muito similar ao atendimento presencial. Esta modalidade de atendimento está regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia – CFP, pela Resolução CFP n° 011/2018, que regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meio de tecnologias da informação e da comunicação.

Para realização desta forma de atendimento, o Psicólogo ou Psicóloga deve estar autorizado pelo Conselho de Psicologia. (Estou devidamente cadastrado e autorizado para atendimento online. Acesse a autorização aqui).

Mas, a Psicoterapia online realmente funciona? É tão eficaz quanto à modalidade de atendimento presencial?
A resposta é sim! Estudos já demonstraram que os resultados de um processo Psicoterapêutico realizado de forma online são tão eficazes quanto ao atendimento presencial. Um estudo coordenado pela Dra. em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Maria Adélia Minghelli Pieta, demonstrou a eficácia do atendimento online. O estudo, realizado em 2012, contou com o trabalho de oito psicólogas que atenderam 24 pacientes: 12 deles via Skype e 12 presencialmente. Após 2 anos tratamento constatou-se que os resultados da psicoterapia online se igualaram aos resultados do modelo presencial. Outro estudo foi coordenado pelo psiquiatra Wagner Gattaz, diretor do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. Foram atendidos 107 pacientes com depressão, dos quais 52 foram atendidos via Skype e 55 pelo método tradicional. Os resultados apontaram que os dois modelos demonstraram similaridade quanto à evolução clínica.

E quais são as vantagens?

Residentes no exterior que desejem orientação psicológica de profissional brasileiro;
Pessoas cuja profissão exija um deslocamento constante;
Pessoas que possuam limitações físicas ou dificuldades para se deslocar até o consultório;
A comodidade de ser atendido em casa ou no escritório;
A possibilidade de evitar o estresse do trânsito.
E as desvantagens?

São poucas, mas como tudo na vida, há também alguns contras nesta modalidade. Vamos a alguns exemplos:

Pessoas que já tentaram esta modalidade de atendimento e não se identificaram;
Situações que exijam um acompanhamento presencial de forma mais ostensiva, a exemplo de distúrbios psicológicos graves, crises emocionais, pensamento suicida (ideação suicida);
Quedas da internet nos casos de atendimento por vídeo conferência.
Informações sobre sigilo e vulnerabilidade do meio eletrônico
É importante destacar que meio eletrônico não é um ambiente totalmente protegido. Logo, é importante adotar procedimentos técnicos que garantam a maior segurança possível. Para alcançar esse objetivo, tanto o psicólogo como o paciente deverão adotar algumas precauções, a saber:

Utilizar um computador pessoal e nunca utilizar computadores de terceiros;
Estar conectado em uma rede privada protegida por senha e não pública;
Seu computador deverá estar protegido com programa antivírus.
Perguntas e respostas frequentes:
A Psicoterapia online é sigilosa?

Sim! Tudo o que é discutido em sessão é absolutamente sigiloso. Sob hipótese alguma as informações são comentadas fora do setting terapêutico. Sigo à risca o código de ética do Psicólogo, que pode ser baixado no final da página.

A Psicoterapia Online é tão eficaz quanto à Psicoterapia presencial?

Sim! Estudos, a exemplo dos dois estudos apresentados acima, já demonstraram que os resultados alcançados são os mesmo da Psicoterapia presencial.

A Psicoterapia online é indicada para que tipo de situações?

Praticamente para as mesmas situações que são trabalhadas na modalidade presencial. Isto inclui, por exemplo, diferentes tipos de psicopatologias, como ansiedade e depressão. Uma ressalva, conforme comentado anteriormente, não é indicada para situações que exijam um acompanhamento presencial de forma mais ostensiva, a exemplo de distúrbios psicológicos graves, crises emocionais, pensamento suicida (ideação suicida).

A Psicoterapia online também pode ser indicada para desenvolvimento pessoal?

Com toda certeza! É sempre importante lembrar a psicoterapia, seja ela online ou presencial, tem também o objetivo do autoconhecimento com vistas ao desenvolvimento pessoal. E da mesma forma que a Psicoterapia presencial, a Psicoterapia online cumpre muito bem esse papel.

Qual a periodicidade e por quanto tempo terei que fazer?

Para certos casos, uma ou mais sessões de psicoterapia poderão ser suficientes. Dependendo da complexidade da situação, será necessário certo número de sessões. Se o objetivo é autoconhecimento com vistas ao desenvolvimento pessoal, o número de sessões poderá ser determinado ou indeterminado. Importante: a alta psicoterapêutica se dará por decisão do psicólogo ou por decisão do próprio paciente.

Finalizando, acima foram abordadas algumas questões que comumente geram dúvidas a quem tem interesse nesta modalidade de atendimento. Mas se ficou alguma dúvida, contate para dirimi-las. Abaixo, algumas informações finais concernentes ao atendimento.

Informações Gerais sobre o meu trabalho de Atendimento Online

Meio eletrônico: Skype e e-mail;
Duração: 50 minutos;
Valor da sessão: Entre em contato por whatsapp para essa informação;
Atendimento somente para maiores de 18 anos;
Formas de Pagamento: Transferência ou depósito em Conta Corrente;
Importante: a primeira sessão para modalidade de atendimento online poderá ser sem custo caso você não se identifique com a minha proposta de trabalho e optar por não prosseguir nos atendimentos.

 

Ficou em dúvida ou gostaria de agendar? Entre em contato! Retornarei o mais breve possível para esclarecer suas dúvidas ou agendar a primeira sessão. Parabéns por se interessar pela psicoterapia!!! Entre em contato aqui.