Quando fazer psicoterapia?

Aprocura de um psicólogo ou psicóloga poderá ser uma solução para quando se deseja trabalhar certos aspectos do cotidiano. Ao contrário do que muitos pensam, a psicoterapia tem objetivo não só de trabalhar certas psicopatologias, como a depressão e ansiedade. A psicoterapia também é voltada para o desenvolvimento pessoal. Logo, podemos considerar que são basicamente dois os motivos que levam uma pessoa a procurar a psicoterapia: para resolver um problema, algo que não vai bem ou para se desenvolver.

Muitas pessoas buscam a psicoterapia para depressão, ansiedade, falta de sentido na vida, transtorno obsessivo compulsivo – TOC, conflitos no trabalho, crises conjugais, entre outros transtornos ou situações conflitivas. Outras, não apresentam um problema ou queixa específica, mas buscam o desenvolvimento pessoal. Evidentemente, pacientes que se encontram na primeira condição, poderão evoluir para a segunda, momento em que suas queixas são resolvidas em sua plenitude ou parcialmente e parte-se para o autoconhecimento e consequente desenvolvimento pessoal.

Como funciona? Vale destacar que a psicoterapia não é aconselhamento. Embora o aconselhamento seja previsto em trabalhos específicos, a psicologia dispõe de diferentes ferramentas que levam o paciente em processo de psicoterapia a uma profunda reflexão sobre sua vida. E essa dinâmica requer minuciosa atuação do psicólogo e envolvimento do paciente.

Segue abaixo algumas vantagens de se fazer psicoterapia:
  • Promove maior assertividade no relacionamento interpessoal;
  • Possibilita anular ou diminuir o sentimento de vazio existencial;
  • Desenvolve o equilíbrio emocional;
  • Auxilia lidar com futuros problemas.

Por fim, embora muitas pessoas considerem os custos da psicoterapia como gasto e não investimento, aos poucos o paciente percebe que o investimento está valendo a pena, pois os ganhos com esse trabalho repercutem em todas as áreas da sua vida – social, conjugal, profissional, nas amizades, etc. Reconhecer-se como alguém que tem, problemas, conflitos, ou alguém que considera a importância de se autoconhecer e se desenvolver continuamente é um passo importante na busca da felicidade.


Olá! Meu nome é Antônio Lançoni, sou Psicólogo – CRP 12/13360 e atuo na Clínica com a abordagem Cognitiva com enfoque na Terapia do Esquema. Considero que o objetivo da psicoterapia é promover o autoconhecimento e o sentido da vida.


Leave a Reply